Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"A flor do desejo e do maracujá..."

A FLOR DA PAIXÃO


CONTOS E LENDAS



Hoje quero falar de maracujá porque ontem saboreando aos poucos uma torta da tal fruta lembrei-me do nome sugestivo que ela tem em outras línguas: passion fruit em inglês, Fruit de la Passion em francês e Passionsfrucht em alemão.

Vertendo ao pé da letra para o nosso idioma, o significado da tradução é "Fruta da Paixão", o que me deixou muito intrigado e me faz fantasiar ardentemente com os supostos super poderes dessa frutescência sobre os meus mais profundos sentimentos.

Mas meus anseios logo foram desfeitos após uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, no entanto a fruta da paixão tem esse nome por um motivo igualmente nobre: a paixão de Cristo.

A palavra maracujá é de origem tupi e significa alimento em forma de cuia, os índios já a conheciam muito antes dos colonizadores chegarem à pátria amada idolatrada salve, salve e os jesuítas foram os responsáveis pelo seu descobrimento e catalogação, bem como a divulgação do seu sabor e propriedades calmantes.

Todavia ainda não haviam vislumbrado o que o maracujá, a fruta da paixão, tem de mais belo; sua flor.

Missionários espanhóis do século XVI viram a flor do maracujá e ficaram em êxtase, acharam que sua estrutura representava a Paixão de Cristo. As cinco pétalas e cinco sépalas representavam os 10 Apóstolos, as cinco anteras simbolizavam as cinco Chagas de Cristo, os três estigmas faziam referência aos três pregos na cruz, e os filamentos a Coroa de espinhos....as flores seriam manchadas de roxo em virtude do sangue de Cristo.

Não é só o Louva-Deus de todos os seres viventes que louvam a Deus, mesmo aqueles que pensam estar vivendo em pecado ou não também são filhos de Deus....Deus pra mim é um pai severo, mas que não castiga com as mãos, castiga com as palavras duras...e a sua voz e o mesmo som da minha consciência me condenando ou não.

As sementes do maracujá foram então enviadas de presente ao Papa Paulo V (1605-1621), que mandou cultivá-las com grande carinho em Roma e divulgar que ela representava uma revelação divina.

Ao ver a flor do maracujá o Papa também ficou em extasiado e então a batizou de "Fruta da paixão" fazendo uma alusão direta ao calvário de Jesus Cristo...depois disso o maracujá já tem até outro sabor na minha boca.

A flor do maracujá é mesmo mágica, foi cantada em verso e prosa ao redor do mundo, quando a vi pela primeira vez tive uma sensação de tristeza e alegria ao mesmo tempo, algo que me provou que sentimentos opostos podem sim conviver num mesmo corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário